segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Mineiros denunciam clandestinidade no comércio de pedras


Trabalhadores ocupam prédio da Sefaz e exigem fiscalização
  
Mineiros ocupam Sefaz
 (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)
Os mineiros integrantes da Cooperativa dos Trabalhadores na Extração, Beneficiamento e Comercialização de Rochas do Município de Tomar do Geru (Coopedra) ocuparam o prédio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), exigindo maior rigor na fiscalização para combater a extração e o comércio clandestino de pedras em Sergipe.
Segundo o presidente da Coopedra, André Rocha dos Santos, há constantes flagrantes de caminhões com cargas clandestinas abastecendo empresas do segmento da construção civil com pedras extraídas e comercializadas de forma irregular. Segundo o presidente da Coopedra, as irregularidades ocorrem há cerca de dois anos sem que haja fiscalização.
Como consequência, segundo André Rocha, os trabalhadores já estão desvinculando da Cooperativa para atuar na clandestinidade devido aos nocivos efeitos da concorrência desleal. O maior carregamento de pedras que entra clandestinamente em Sergipe é procedente do município baiano de Coronel João Sá. “E ninguém faz nada”, lamenta o cooperado. “Grave é que até obras públicas estão sendo realizadas com a pedra clandestina”, alerta o presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe (Sindimina), Severino Bispo.

Reunião

Na Sefaz, os representantes da Cooperativa e do Sindimina foram recepcionados pela secretária adjunta Ana Cristina Carvalho e pela superintendente de Gestão Tributária, Silvana Lisboa Lima. Os sindicalistas ouviram os argumentos da Sefaz e optaram pela desocupação do prédio diante da promessa de ação que foi feita pelas técnicas.
André Rocha: concorrência desleal
A assessoria de imprensa da Sefaz informou que o órgão dispõe de uma atuação baseada nos trabalhos desenvolvidos pelo setor de inteligência fiscal, que está fazendo levantamento para identificar, junto às construtoras, a origem das pedras utilizadas nas edificações. Nesta semana, segundo a assessoria, a Sefaz desenvolverá uma atuação mais específica na região.

O presidente da Cooperativa diz que a categoria aguardará os efeitos deste encontro e não descarta a possibilidade de nova ocupação do prédio da Sefaz, caso medidas não sejam tomadas até a próxima terça-feira, dia 8.
Dirigentes da Sefaz se encontram com mineiros
Na terça-feira, 8, representantes da Cooperativa e do Sindima estarão reunidos com o secretário Jeferson Passos, da Fazenda, para debater alternativas que possam combater a clandestinidade.
Por Cássia Santana
Fonte: INFONET


Nenhum comentário:

Postar um comentário