quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Alunos do Mais Educação lotam Constâncio Vieira em Encontro do Programa


"O programa Mais Educação está trazendo um benefício muito grande porque muitos alunos estavam nas drogas, nas ruas e começaram a ir para a escola. Eu gostei muito porque até o meu comportamento em casa e em sala de aula está mudando. Gosto das aulas de capoeira, português e também de matemática, que antes eu era muito ruim, e agora tenho ótimas notas. Minha vida mudou muito". Foi com essas palavras que a aluna Joana Raquel dos Santos, do 7º ano do Colégio Estadual Leonor Teles de Menezes, comemorou as ações desenvolvidas em sua escola ao participar do III Encontro do Programa Mais Educação, realizado na manhã e tarde desta terça-feira, 8, no Ginásio Constâncio Vieira.
O evento contou com a participação de 987 escolas públicas que aderiram ao programa, sendo 170 da rede estadual de ensino, e mais de cinco mil alunos. Durante todo o dia os alunos participantes do Mais Educação se apresentaram em espetáculos de dança, teatro, música, capoeira e poesias. Essas apresentações foram o resultado das oficinas culturais que os alunos participam no contraturno das aulas. O encontro contou ainda com a presença de prefeitos, secretários municipais de Educação, deputados estaduais e federais e gestores escolares.
O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, abriu o encontro destacando que o programa tem trazido diversas melhorias para a educação do estado, como a diminuição da evasão escolar e da reprovação. "Esses jovens que participam das ações da escola em tempo integral, se no turno regular estão em sala de aula, no contraturno participam de ações não apenas de ordem pedagógica, mas também de ordem cultural, esporte, lazer, direitos humanos, enfim, de uma gama de ações que podem prepará-los para o futuro", afirmou.
O secretário enfatizou os benefícios que o programa traz são percebidos no próprio ambiente familiar. "Os próprios pais de alunos têm manifestado sua alegria e satisfação ao perceberem que os estudantes estão mais integrados com o saber; estão mais preocupados em estar no ambiente escolar, porque, este sim, é um ambiente sadio e que prepara o jovem para o futuro", disse.
O evento contou ainda com a participação da professora Jaqueline Moll, diretora de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação (MEC), que proferiu a palestra Educação integral na educação básica: as mudanças necessárias. Para ela, a educação integral responde aos anseios de uma educação de qualidade para todos. "Ninguém educa as suas crianças e o seu povo com uma escola que funciona em apenas quatro horas", destacou.
De acordo com Jaqueline Moll, é preciso que haja uma escola de dia inteiro e com formação integral. "Essa é uma dívida que o país tem com o seu povo. E isso reflete imediatamente numa mudança no clima da escola, no ambiente de aprendizagem e convivência, de resolução de conflitos, possibilitando que os valores e as habilidades efetivas dos alunos tenham espaço", explicou.

A professora Ângela Machado, coordenadora estadual do Mais Educação, afirmou que o encontro tem como objetivo a socialização das ações que os alunos desenvolvem em sala de aula durante as atividades do programa. Ela ressaltou diversas mudanças nos estudantes após a implantação do Mais Educação. "O aluno que tem educação integral tem um ambiente escolar feliz. Além disso percebemos mudanças significativas, como o comportamento e o rendimento dos alunos, tendo a escola como um espaço educativo prazeroso e feliz", disse.
Atividades
Alunos e professores que participaram do encontro elogiaram bastante as atividades e ações que o Programa Mais Educação possibilitou para eles. Foi o caso de John Lenon da Costa Andrade, da Escola Estadual Ministro Geraldo Barreto Sobral. Ele apresentou um trabalho sobre educação patrimonial, e disse gostar bastante do programa. "Eu acho melhor porque o que nós estamos aprendendo faz com que possamos avançar mais um pouco o nosso conhecimento. Gosto mais das atividades de educação patrimonial e tecnologia", disse.
A aluna Cleidiane da Conceição Santos, da Escola Estadual Dom José Vicente Távora, em Tomar do Geru, também não poupou elogios ao programa. "Acho muito legal o Programa Mais Educação, porque a gente aprende coisas novas e variadas, como respeitar uns aos outros. Gosto muito de dança, e acho que todas essas atividades nos incentivam em nosso aprendizado", afirmou. Leônis de Jesus Santos, que estuda no 8º ano do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, destacou as atividades que ele mais participa em sala de aula. "O Mais Educação trouxe para a gente uma gama de conhecimento cultural. Gosto mais dos passeios e das aulas de matemática, além da parte cultural. Sempre participo de tudo e, desde que o programa chegou em nossa escola, eu aprendi mais, minhas notas melhoraram e também meu comportamento", explicou.
Melhores Notas
Já Lucas Eduardo, da Escola Estadual Paulino Nascimento, ressaltou a melhora significativa que ele teve em seu boletim escolar. "Minhas notas e meu comportamento em sala de aula melhoraram bastante. Gosto de aulas como literatura, português e, principalmente, matemática, que eu me identifico muito. Em vez de ficar em casa, me dá mais vontade de ir à escola aprender mais", disse.
 A aluna Érica dos Santos Moura, da 7ª série da Escola Estadual Nossa Senhora Santana, Pacatuba, fez uma apresentação de dança e disse que o programa trouxe muitas melhorias para todos. "Antes tinha muitos alunos mal comportados e agora estão bem melhores. Para mim mudou muitas coisas, pois minha vida antes estava muito difícil; em casa, eu só vivia brigando, e agora eu vou para a escola, estudo e passo o dia inteiro com meus colegas", disse ela, que explicou que antes era bastante tímida e que graças às atividades do Mais Educação, agora ela aprendeu a dançar.
Janice dos Santos, representante dos pais de alunos, também fez questão de mostrar sua satisfação com o programa. "Com este programa os alunos aprendem e se divertem. Essas atividades extras que eles têm melhoram muito o desempenho, porque os alunos gostam bastante de capoeira, dança, entre outras", destacou a mão e de um dos alunos.
Diferencial
A professora Rosimara de Andrade, que é coordenadora do Mais Educação no Colégio Estadual Manuel Dantas, em Cedro do São João, disse que "em geral todos os alunos melhoram em comportamento e sentem uma vontade muito grande de participar das atividades. Depois que incorporamos o programa, todos os professores estão elogiando bastante os alunos". Segundo ela, em sua escola são oferecidas atividades como aula de violão, letramento, informática e futsal.
 Josefa Poliana Lima dos Santos, aluna da 7ª série do Colégio Estadual Cícero Bezerra, também participa das atividades oferecidas através do Mais Educação. Ela destacou que "é um programa que ajuda muito, pois nos dá reforço, a gente se diverte, tem teatro, balé, dança, e isso é muito bom. Conheci novos amigos e professores e gosto bastante das aulas de dança".
A oficineira Amanda Juliana Correia Souza, do Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço, destacou que as atividades abrem muitas oportunidades para os estudantes. "É bom tanto para os alunos quanto para os monitores, pois abre portas e prepara o aluno para o mundo. Abre um leque de oportunidades para os estudantes", disse.
Troféus
 Durante o III Encontro do Programa Mais Educação, foi realizada a entrega do Troféu Amigos do Mais Educação, para pessoas que contribuíram para o sucesso do programa. Foram agraciados com o troféu o secretário de estado da Educação, Belivaldo Chagas, a representante do MEC, professora Jaqueline Moll, a prefeita de Arauá, Ana Helena Andrade Costa, o prefeito de Pedrinhas, José Antônio Silva Alves, e a professora e pesquisadora de Educação Integral, Cláudia Darós Parente.
FONTE:
Assessoria de Comunicação da SEED – ASCOM
Fotos: Eugênio Barret

Nenhum comentário:

Postar um comentário