quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Inauguração da Feira da Agricultura em Tomar do Geru é sucesso de público

Feira em Tomar do Geru - foto Edinah Mary - inclusão  11Feira em Tomar do Geru - foto Edinah Mary - inclusão  1A inauguração da Feira da Agricultura Familiar no município Tomar do Geru aconteceu nesta quarta-feira, 23, e foi um sucesso de público. A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizou essa 13º inauguração.
A feira acontecerá sempre às 8h, na Praça do Quiosque, ao lado da Prefeitura Municipal, e terá continuidade todas às quartas-feiras. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, criando frentes de comercialização para o escoamento da produção desses pequenos produtores rurais.
Feira em Tomar do Geru - foto Edinah Mary - inclusão  2O coordenador da Feira da Agricultura Familiar e engenheiro agrônomo da Seides, Lucas Aroaldo, ressaltou a importante participação dos agricultores nas feiras. “O Governo de Sergipe criou essa iniciativa para beneficiar os pequenos agricultores familiares. Esse objetivo vem sendo alcançado, através das importantes parcerias com as prefeituras municipais. Torcemos para que a feira de Tomar do Geru ganhe cada vez mais força, beneficiando a todos os agricultores e aos consumidores que levam para casa alimentos saudáveis”.
A iniciativa viabiliza a comercialização direta entre centro produtor e centro consumidor revertendo maior renda a este agricultor que diversifica o destino de sua produção.
Feira em Tomar do Geru - foto Edinah Mary - inclusão  5
O agricultor José Alberto Correa /  Foto: Edinah Mary

O prefeito de Tomar do Geru, Augusto Soares Diniz, agradeceu pela implantação da feira em seu município. “Essa é uma iniciativa muito digna, pois fortalece a agricultura familiar e faz com que esses trabalhadores garantam uma melhor renda para suas famílias. Sem contar que consumidores ganham muito em comprar produtos de qualidade”.
Outras vantagens das Feiras da Agricultura Familiar é a utilização de métodos agroecológicos e a adoção de medidas de proteção ambiental, controlando a emissão de resíduos das feiras, dando a elas a destinação correta.
Satisfação
Feira em Tomar do Geru - foto Edinah Mary - inclusão  15O agricultor José Alberto Correa, disse estar muito entusiasmado com a inauguração feira. “Só tenho coisas boas para falar dessa feira. Para o primeiro dia, o movimento está ótimo e tenho certeza que a feira será um grande sucesso”.
Para José Adailton Guimarães, a satisfação em participar da feira não foi diferente. “Estou muito empolgado com essa nova feirinha no município. Agora tenho mais uma oportunidade de vendar meus produtos”.
Feira em Tomar do Geru - foto Edinah Mary - inclusão  14A consumidora Josefa Lima dos Santos destacou que mesmo sendo feirante, fez questão de conhecer a nova feira de agricultura da cidade. “Também sou feirante e trabalho aos sábados na feira livre da cidade. Essa nova feirinha é muito boa e organizada, além da localização ser ótima aqui na cidade”.
Parceiros
Feira em Tomar do Geru - foto Edinah Mary - inclusão  17
O prefeito de Tomar do Geru,
Augusto Soares recebe revista da Seides
/  Foto: Edinah Mary
Para a realização da feira a Seides conta com a parceria da Central de Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Sergipe (Centrafes), Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Icoderus), Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean), Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Estado de Sergipe (Banese), Banco do Brasil (BB), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), Projeto Dom Helder, Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) e Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).
FONTE: SITE DA SEIDES / FOTOS: EDINAH MARY

Nenhum comentário:

Postar um comentário