terça-feira, 22 de outubro de 2013

Governo implanta feira da agricultura familiar em Tomar do Geru

Objetivo é fortalecer a agricultura familiar, criando frentes de comercialização para o escoamento da produção desses pequenos produtores rurais
Nesta quarta-feira, 23, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), irá inaugurar a feira da agricultura familiar no município de Tomar do Geru. Essa é a 13ª feira implantada no Estado de Sergipe com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, criando frentes de comercialização para o escoamento da produção desses pequenos produtores rurais.
O evento de inauguração da feira acontecerá às 8h, na Praça do Quiosque, ao lado da Prefeitura Municipal, e terá continuidade todas às quartas-feiras, no mesmo horário. A feira da agricultura familiar contará com 25 barracas e beneficiará 25 agricultores familiares do município.
A iniciativa viabiliza a comercialização direta entre centro produtor e centro consumidor revertendo maior renda a este agricultor que diversifica o destino de sua produção. Desde que o projeto foi criado, em 2010, já foram investidos R$ 1.327.666,10 beneficiando cerca de 270 pequenos agricultores que ao comercializarem seus produtos diretamente com o consumidor obtêm maior lucratividade.
Outras vantagens das Feiras da Agricultura Familiar é a utilização de métodos agroecológicos e a adoção de medidas de proteção ambiental, controlando a emissão de resíduos das feiras, dando a elas a destinação correta.
Parceiros
Para a realização da feira a Seides conta com a parceria da Central de Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Sergipe (Centrafes), Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Icoderus), Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean), Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Estado de Sergipe (Banese), Banco do Brasil (BB), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), Projeto Dom Helder, Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) e Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).

Ascom ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário