sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Seides instala comitê gestor do Pronatec no território Sul

Após instalar comitês gestores do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nos territórios do Alto Sertão, Baixo São Francisco, Médio Sertão, Agreste Central e Leste, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) se reuniu na manhã de hoje, 07, em Boquim, com representantes dos municípios de Salgado, Tomar do Geru, Itabaianinha, Estância, Pedrinhas e Cristinápolis para a implantação do comitê gestor sul.

O Comitê Gestor é um espaço de articulação que reúne demandantes e ofertantes a fim de debater os avanços e dificuldades na execução dos cursos e de intermediar a mão de obra para o mercado de trabalho. De acordo com a diretora do Departamento de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira, a formação dos comitês é uma oportunidade para aproximar os municípios das empresas, órgãos e instituições habilitados para a profissionalização e inserção dos alunos no mercado de trabalho. “Em primeiro lugar, o comitê gestor é um espaço para refletirmos e buscarmos estratégias para fazer do Pronatec um projeto que vai além do assistencialismo. O programa deve ser entendido e executado como uma ferramenta de desenvolvimento para o próprio indivíduo e para a comunidade na qual ele está inserido”, afirma.  

O primeiro encontro do comitê gestor sul contou com a presença de representantes do Senai, Senac e Sest/Senat, instituições que ofertam cursos para o Ponatec. Para a coordenadora de DesenvolvimentoProfissional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Maria das Graças Santa Bárbara, a parceria do Senat com o Pronatec visa o fortalecimento do programa e o desenvolvimento da região. “A parceria com o Pronatec é de grande importância para o Senat porque temos a oportunidade de participar desse processo de qualificação profissional que leva as pessoas a exercerem sua cidadania de forma mais plena, além de contribuir para o desenvolvimento social”.

A secretária de Assistência Social e do Trabalho de Boquim, Joseilde Barreto Alves Ferreira, acredita no progresso que o Pronatec trará para os municípios da região sul. “Sem dúvida, o Pronatec é um programa criado para trazer muitos benefícios para os municípios sergipanos, mas é preciso buscar constantemente novas estratégias para melhorar seus resultados, e é isso que faremos através das reuniões do comitê gestor aqui no território sul. Boquim participará do comitê com muito orgulho e com certeza trocará muitas experiências para que o Pronatec continue sendo um sucesso”.

Para alcançar o principal objetivo do Pronatec, que é a profissionalização e empregabilidade dos beneficiários, é preciso estar atento às particularidades de cada região e criar estratégias de ação que atendam as mais diversas realidades. “Durante as reuniões do comitê gestor apresentaremos nossas demandas e buscaremos opções de cursos que de fato possibilitem empregar os alunos dentro do próprio município ou da região onde vivem”, afirma a coordenadora municipal do Pronatec em Tomar do Geru, Mônica dos Santos Domingos.  
por Agência Brasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário