quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Alunos estão sem professor em escola de Tomar do Geru, SE

Após o primeiro mês do ano letivo, professor se afastou.
Computadores ainda estão na caixa a espera de laboratório de informática.


Jeferson Reis
Internauta, Tomar do Geru, SE
Turmas estão sem aula de português (Foto: Jerfesson Reis/VC no G1)Estudantes da Escola Estadual Prefeito Pedro de Balbino, no município de Tomar do Geru, região Sul de Sergipe e distante 131 km de Aracaju, reclamam da falta da presença do professor de português em turmas do Ensino Médio.
Depois que iniciamos as aulas no mês de março e recebermos a primeira nota, as turmas ficaram sem o professor, que alegou afastamento por motivos pessoais. De lá pra cá, nenhuma providência foi tomada"
Jeferson Reis
De acordo com Jeferson Reis, aluno do 2º ano do ensino médio, do turno vespertino, após o primeiro mês do ano letivo o professor se afastou. “Depois que iniciamos as aulas no mês de março e recebermos a primeira nota, as turmas ficaram sem o professor, que alegou afastamento por motivos pessoais. De lá pra cá, nenhuma providência foi tomada”.
Ainda de acordo com Jeferson, são turmas da tarde e da noite. “Cerca de cinco turmas, sendo o 1º e 2º ano no turno da tarde e todo o Ensino médio pelo turno da noite”.
Outro problema citado por Jeferson é a falta de estrutura na unidade. O estudante revela que a escola não tem merendeira, não tem uma quadra poliesportiva, além da montagem do laboratório de informática que até o momento não foi concluída.
“As merendas não são servidas devido a falta de funcionários, o esporte não pode ser praticado por conta da ausência de uma quadra. E o mais absurdo é ver vários computadores nas caixas a espera de um laboratório de informática”.
O problema já foi comunicado através de ofício enviado a Secretaria de Estado da Educação pela diretoria da escola. “A diretora foi avisada sobre a situação e enviou ofício solicitando que sejam tomadas providenciadas”.
Nota da Redação: Em nota, a Secretaria de Estado da Educação informou que a Escola Estadual Pedro de Balbino está com apenas duas turmas sem professor de português. Em setembro a Secretaria lotou mais um professor para atender parte da demanda da escola e já está providenciando a lotação de um outro professor para concluir as duas turmas restantes. Não é procedente que desde março os alunos estejam sem aula de português. Até julho passado todas as turmas da unidade de ensino contavam com professores para lecionar esta disciplina.

Realmente existe uma carência de pessoal de serviços básicos, merendeira, vigilantes e oficiais administrativos na rede estadual. Os técnicos do governo já estão analisando a possibilidade de contratar através de concurso, processo seletivo simplificado para contratação temporária ou terceirizar a mão de obra.

Na gestão passada a Escola Estadual Pedro de Balbino, situada em Tomar de Geru, recebeu 10 computadores do MEC para ser instalado o laboratório de informática. No entanto, como a escola é pequena, não dispõe de um espaço para a instalação do laboratório. Como alternativa, a Secretaria de Estado da Educação instalou cinco computadores entre a sala dos professore e a secretaria da escola e os alunos terão acesso a esses computadores. A Seed verificou com o MEC a possibilidade de um remanejamento, mas o MEC informou que por ser um lote antigo não poderia mais remanejar para outras unidades de ensino. Os técnicos da Seed fizeram o cabeamento de rede na área administrativa e instalaram a quantidade máxima de máquinas que a escola suportava, todas com conexão de internet.

FONTE: G1/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário