Objetivo da operação é coibir a extração ilegal de minérios
A atuação integrada da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Polícia Federal na manhã desta terça, 12, resultou na apreensão de 30 caminhões que transportavam material mineral comercializado sem o acompanhamento do devido documento fiscal, sendo 16 desses caminhões carregados com paralelepípedo e demais com areia e brita. Doze equipes de fiscalização da Sefaz atuaram durante toda a manhã nos municípios de Carira, Cristinápolis e no acesso à BR-235, próximo à BR-101.
O objetivo da operação foi o de combater a exploração ilegal de minério e o comércio clandestino do produto, o que prejudica diretamente a atividade formal estabelecida na região Centro-Sul do Estado de Sergipe, mais especificamente o município de Tomar do Geru. Pela Secretaria de Estado da Fazenda, foram lavrados 30 autos de infração pelas irregularidades constatadas e durante toda a manhã foi feita a identificação dos fornecedores da mercadoria e também dos destinatários. Essas informações ficarão de posse da Polícia Federal e do Ministério Público Federal para a abertura de inquérito federal. Caso constatado uso de área sem autorização legal, os responsáveis responderão na esfera federal pelo crime de exploração ilegal de jazida mineral.
“Com base nas denúncias e informações da cooperativa, iniciamos um trabalho de inteligência para levantamento de dados e a definição de estratégias de atuação para combate à atividade ilegal. Por se tratar de um problema que envolve a esfera federal, desenvolvemos uma atuação conjunta com a Polícia Federal para ampliar a eficácia da operação”, explicou Alberto Schetine.
Os trabalhadores ligados à cooperativa buscaram o apoio da Sefaz para evitar que a concorrência desleal inviabilizasse as atividades da Coopedra e sensível ao problema o Governo do Estado firmou o propósito de agir no combate à clandestinidade, desde a extração até a comercialização ao consumidor final.
Fonte: Sefaz/SE
Fotos: divulgação SEFAZ/SE
Fotos: divulgação SEFAZ/SE
Nenhum comentário:
Postar um comentário