sexta-feira, 10 de maio de 2013

Governo investe no abastecimento de água em Tomar do Geru


Foram aplicados R$ 79 mil na construção do sistema de abastecimento que compreende a perfuração de um poço artesiano, aquisição de bomba e dutos e construção da caixa de água de 20 mil litros

Terminou o drama de 50 famílias que sofriam com a falta de água no povoado Cachimbeiro no município de Tomar do Geru. Entrou em funcionamento o sistema de abastecimento de água construído com recursos do Governo do Estado, por meio da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese). A comunidade, que convivia com a falta de água há mais de 40 anos, festejou a construção do sistema de abastecimento.
Dados da Pronese dão conta de que foram aplicados R$ 79 mil na construção do sistema de abastecimento que compreende a perfuração de um poço artesiano, aquisição de bomba e dutos e construção da caixa de água de 20 mil litros. A distribuição é feita por gravidade para um chafariz localizado próximo às casas.
Os recursos foram depositados na conta da Associação Comunitária do Povoado Cachimbeiro que contratou uma empresa para executar a obra. A presidente da Associação, Maria de Jesus dos Santos, disse que com os recursos aplicados pelo governo foi possível também fazer encanamento que permite levar água até as 22 casas mais próximas da caixa.
“As famílias aqui são pobres e não têm condições financeiras para cavar poços individualmente, além do mais, o terreno tem muita pedra. Quando precisávamos de água tínhamos de caminhar uma hora e meia para pegar no tanque ou esperar o carro-pipa. Estamos felizes com a construção da caixa de água que serve a todos da comunidade. Teve gente que até soltou foguete”, explicou contente Maria de Jesus.
O secretário de agricultura do município, Otacílio Leal Vitório, disse que “a comunidade usava água de péssima qualidade e agora tem acesso à água boa para o uso doméstico, para os animais e para pequenos cultivos. Essa caixa d’água está servindo também aos moradores de localidades próximas, a exemplo dos moradores do povoado Onça”.
“Em nome do prefeito Augusto Diniz nós agradecemos ao governador Marcelo Déda pela iniciativa de ajudar comunidades mais pobres, através da Pronese e da secretaria estadual de Agricultura, a qual este órgão está ligado”, comentou Otacíli.

FONTE: ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário