sábado, 13 de abril de 2013

Sergipe é um dos estados do Brasil com menor incidência de dengue

PUBLICADA EM 19/04/2013
Sergipe segue na contramão dos índices crescentes de dengue no País. Em matéria publicada na última quinta-feira, 11, o jornal Correio Braziliense mostra que o estado é o terceiro da região e o quinto da Federação com menos incidência da doença. Enquanto a média nacional de casos por 100 mil habitantes é de 368,2, em Sergipe esse número é 18,6.
De fato, segundo o Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES), os números da dengue em Sergipe diminuíram consideravelmente, comparando aos primeiros três meses de 2012.
No primeiro trimestre de 2012, foram registrados 4.264 notificações e 1.672 confirmações da doença. No mesmo período deste ano, foram notificados 379 casos e 50 confirmados. Os dados comparativos mostram que houve uma redução de 3885 casos notificados no período e 1.622 confirmações.
“Além das ações no combate e controle da dengue, a SES orienta para que a população tome todas as precauções para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Realizamos campanhas educativas e contamos também com uma Brigada Itinerante, que vai aos municípios, e o carro fumacê”, explica a coordenadora do Núcleo de Endemias, Sidney Sá.
A coordenadora reforça ainda que o principal cuidado para evitar a dengue é não deixar água parada, especialmente nos locais de reprodução do mosquito como pneus, caixa d’água destampada, lavanderias, latas e garrafas abandonadas.
Segundo Marco Aurélio Góes, médico Infectologista da SES, a dengue possui duas formas: a clássica e a grave. Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça, atrás dos olhos, no corpo e nas articulações. Caso não seja tratada adequadamente, a doença em estágio grave pode causar sangramento, choques e levar à morte.
“Em caso de suspeita da doença, a pessoa deve procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e não tomar medicamentos sem orientação médica. A hidratação é muito importante. É fundamental que cada um, em sua residência, seja um agente na destruição dos focos da doença”, esclarece.
Para a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, o trabalho da equipe de Vigilância em Saúde da SES tem sido fundamental para a diminuição da incidência da doença. "Nossa equipe está trabalhando diretamente com os municípios para que o número de casos diminua. Em 2012, conseguimos reduzir a quantidade de óbitos causados pela dengue, em relação ao ano anterior. É importante destacar que estamos atentos aos indicadores, para controlar qualquer surto ou epidemia da doença, mas o controle depende, também, de cada um de nós, evitando em nossas casas a proliferação de focos do mosquito", afirmou.

Este ano, Sergipe recebeu um reforço no trabalho de combate ao mosquito aedes aegypti. O Ministério da Saúde disponibilizou recursos na ordem de R$ 409.293,60 para a área de promoção e prevenção à saúde, com ações de controle e combate ao vetor da Dengue.
Brigada Itinetante

A Brigada é um grupo de trabalho formado por agentes de endemias estaduais que percorre os municípios sergipanos e visita imóveis, terrenos baldios, escolas, estabelecimentos comerciais para eliminar os focos do mosquito da dengue. Através da visitação e da distribuição de material informativo, a Brigada conscientiza a população e reforça a atuação dos profissionais dos municípios.

Em 2012, foram realizados trabalhos de controle e prevenção à dengue em 23 municípios e 73 mil imóveis. As ações foram realizadas levando em conta a quantidade de casos notificados ou confirmados, bem como os índices de infestação do Aedes aegypti.

Entre as cidades visitadas pelos agentes da Brigada Itinerante estão: Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Itaporanga, Riachuelo, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima, Maruim, Areia Branca, Pedra Mole, General Maynard, Tobias Barreto, Itabaianinha, Japoatã, Cedro de São João, Graccho Cardoso, Nossa Senhora Aparecida, Poço Verde, Tomar do Geru, Nossa Senhora das Dores, Cumbe e Malhada dos Bois.
por Agência Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário