terça-feira, 30 de abril de 2013

Divisa inicia 5ª Turma do Curso de Práticas em Serviços de Alimentação

A Vigilância Sanitária Estadual (Divisa), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), deu início nesta segunda-feira, 29, a 5ª turma do “Curso de Boas Práticas em Serviços de Alimentação”.  O curso envolve as vigilâncias sanitárias dos 75 municípios e tem como proposta capacitar os profissionais para atuar na área de alimentos dos seus territórios.
A oficina possui uma carga de 24 horas/aulas dividida em três partes: no primeiro dia, os alunos recebem a teoria das boas práticas de fabricação de alimentos. O segundo dia é de prática, onde os participantes visitarão empresas e observarão o processo de fabricação. No último dia, eles devem elaborar um relatório para levar para a sala de aula e discutirão o que viram nas empresas e farão a comparação do que encontram cotidianamente nos municípios.
Para a consultora da área de alimentos do Senai, Maria Ricardina Castro, a ideia é poder capacitar profissionais de todos os municípios. “Nós temos como base as resoluções 216 e 275 da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa). Então, neste primeiro dia, teremos a parte teórica, no segundo dia a parte prática e no encerramento faremos um relatório e discussões sobre o aprendizado. Nós vamos instruir esses profissionais sobre a forma que devem abordar a empresa fiscalizada e o que eles devem verificar”, disse.
A fiscal da Vigilância do município de Tomar do Geru, Jacilene Nascimento Correia, destacou a importância da capacitação. “É importante porque na hora da fiscalização, quando estamos fazendo alguma visita, surgem algumas dúvidas e nós, participando de cursos de treinamento, podemos sanar essas dúvidas. Assim, poderemos trabalhar da forma mais correta. É fundamental essa parceria com a Vigilância Sanitária Estadual, sempre que necessitamos de algum suporte eles nos dão apoio total”, falou.
De acordo com o diretor de Vigilância Sanitária da SES, Antônio de Pádua Pereira Pombo, o curso tem mostrado um interesse maior dos municípios em aprimorar a Vigilância Sanitária em seus territórios. Os gestores municipais têm se interessado mais pelo tema Vigilância Sanitária. Podemos chegar a essa conclusão a partir da grande adesão dos municípios a esse curso, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário