[Confirar o cronograma abaixo.]
A
secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento
Social (Seides), Eliane Aquino, reuniu os gestores dos municípios
sergipanos em emergência por conta da estiagem para esclarecer dúvidas
sobre a oferta de água e alimentos, além de apresentar o planejamento da
nova fase de entrega de cestas à população. O encontro aconteceu na
tarde desta quinta-feira, 31, na sala de reuniões da Seides.
“É
fundamental que todos os critérios sejam atendidos e que as famílias
estejam nas comunidades listadas na Avaliação de Danos [Avadan], façam
parte do Cadastro Único e residam em locais onde não há abastecimento de
água encanada, ou seja, onde as famílias dependam da água da chuva ou
da operação pipa”, esclareceu a secretária.
De
acordo com ela, o Ministério Público Estadual (MPE) também está
acompanhando o trabalho realizado. “Estamos fazendo tudo da forma mais
transparente possível e vamos seguir cumprindo o que determina a lei,
sobretudo o que determina a legislação eleitoral”, reforçou Eliane
Aquino.
A
nova fase de entregas inclui a participação do Estado não apenas na
entrega dos alimentos aos municípios e supervisão, mas na distribuição
das cestas às comunidades em cada povoado. Estamos fazendo uma enorme
força-tarefa no Estado para montarmos equipes com veículos e
complementar a ação municipal de modo a garantir agilidade na entrega
dessas cestas. Nenhuma cesta deverá demorar mais do que 72h para chegar
às famílias, ratificou a secretária de Estado da Inclusão Social.
“Se
chegarmos às cidades e não tivermos total apoio das prefeituras,
inclusive com cadastradores para incluir beneficiários que precisam das
cestas e ainda não estão no CadÚnico, seremos obrigados a retornar”,
acrescentou ela. “Seria ótimo, inclusive, que os municípios incluíssem
os agentes de saúde nesse trabalho de identificação das famílias porque
eles conhecem muito cada comunidade”, sugeriu.
Planejamento
Segundo
o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Erivaldo Mendes, a
perspectiva do Estado é montar cerca de 15 equipes compostas de pelo
menos oito pessoas cada. Também farão parte da estratégia veículos como
caminhões, caminhonetes e carros pequenos.
“Queremos
trabalhar da seguinte forma: primeiro levamos os caminhões até as
localidades com mais pessoas. De lá, as caminhonetes e carros de passeio
partem para locais menores, sempre com as equipes municipais à frente,
já que são elas que conhecem melhor a área”, detalhou o coronel.
As
cidades de Carira e São Miguel do Aleixo, que decretaram situação de
emergência a partir de maio, estão sendo atendidas com cestas entregues
em maio e até o dia 5 de junho de 2012.
Cronograma
A
previsão de entrega das cestas de alimentos para os meses de junho e
julho, nesta nova fase, deverá seguir o cronograma abaixo:
JUNHO
12 a 14/06/12
Poço Verde; Tobias Barreto; Frei Paulo; Tomar do Geru; Pinhão; Pedra Mole.
19 a 22/06/12
Poço Redondo; Porto da Folha; Canindé de São Francisco.
26 a 28/06/12
Nossa Senhora da Glória; Gararu; Itabi; Nossa Senhora Aparecida; Nossa Senhora de Lourdes; Graccho Cardoso;Monte Alegre.
JULHO
10 a 13/07/12
Poço Verde; Tobias Barreto; Frei Paulo; Tomar do Geru; Pinhão; Pedra Mole.
17 a 20/07/12
Poço Redondo; Porto da Folha; Canindé de São Francisco.
24 a 26/07/12
Nossa Senhora da Glória; Gararu; Itabi; Nossa Senhora Aparecida; Nossa Senhora de Lourdes; Graccho Cardoso; Monte Alegre.
Fonte: Faxaju
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