quinta-feira, 14 de junho de 2012

Entrega de retroescavadeiras: presidente da AMURCES destaca benefícios


Prefeito do Município de Tomar do Geru Foto:ASN
Na manhã desta quinta-feira, 14, aconteceu a solenidade de entrega de 24 retroescavadeiras, no Parque de Exposição João Cleophas, em Aracaju. A ação foi desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e faz parte das medidas de combate à seca. Cada município sergipano selecionado de acordo com as regras da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) recebeu uma máquina. (...) O objetivo da entrega das máquinas aos municípios é fortalecer a agricultura familiar, através da melhoria da infraestrutura das estradas vicinais para escoamento da produção. Além disso, as máquinas deverão contribuir para aumentar a frota de tratores que está sendo usada nas ações de combate aos efeitos da seca nos municípios afetados. Dos municípios beneficiados, 11 estão em situação de emergência em virtude da seca (Carira, Frei Paulo, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha, São Miguel do Aleixo, Tobias Barreto e Tomar do Geru).
O prefeito de Poço Verde e presidente da Associação dos Municípios da Região Centro Sul de Sergipe (AMURCES), Antônio da Fonseca Dórea (o Toinho de Dorinha), foi o primeiro a receber de Marcelo Déda a chave da retroescavadeira para o município. O gestor aproveitou a ocasião para agradecer o empenho do governador. A reivindicação das máquinas partiu de uma iniciativa da AMURCES, representada por Toinho de Dorinha, que após uma conversa com o deputado João Daniel, apresentou um expediente à presidenta Dilma Rousseff relatando o problema da estiagem enfrentado pelos municípios e solicitou as máquinas.
Foto: ASN
“Quando a presidenta Dilma veio a Sergipe para a implantação do Projeto Carnalita, aproveitamos a oportunidade para explicar as dificuldades de muitos municípios em virtude do período de estiagem. Ela prontamente pegou o documento e depois me deu uma resposta, informando que havia falado com o ministro Gilberto Vargas e as máquinas seriam entregues o mais breve possível. Graças a Deus, não demorou muito e hoje está acontecendo a entrega num momento importante em nosso estado, bem como em todo o Nordeste, que é o período de estiagem”, ressaltou Toinho de Dorinha.
Os demais municípios contemplados foram: Boquim, Indiaroba, Itaporanga D´Ajuda, Japoatã, Malhador, Muribeca, Pedrinhas, Riachão do Dantas, Ribeirópolis, Santa Luzia do Itanhy, Santana do São Francisco, São Domingos e Simão Dias. Para o prefeito de Simão Dias, Denisson Deda, a máquina chegou em boa hora para a cidade, pois irá suprir muitas necessidades. “Nós vamos poder ampliar aqueles serviços que são essenciais para esse tipo de máquina, como a limpeza de aguadas e tanques que armazenam água para a produção agrícola, a própria escavação e a melhoria de nossas estradas”, frisou.  O gestor frisou ainda que a máquina irá se somar aos trabalhos de prevenção que são feitos no município para suportar uma estiagem mais prolongada ou até mesmo a seca. “E ela já vai chegar trabalhando. Nós já temos uma agenda, um cronograma elaborado justamente para melhorar o atendimento às comunidades através dos equipamentos”, garante Denisson Deda. Na última quarta-feira, 13, aproximadamente 50 funcionários e servidores das prefeituras foram treinados para operar as máquinas. A medida foi tomada devido à exigência prevista em edital para a entrega das retroescavadeiras.
Fonte: Faxaju/ Agencia Empauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário