domingo, 4 de setembro de 2011

Festa de Nossa Senhora do Socorro




Igreja de Tomar do Geru
 A Semana  iniciará e Tomar do Geru estará em festa.  A vários anos a pequena cidade comemora um dos maiores, na verdade, o maior evento religioso da cidade se não da região é a festa da Padroeira, Nossa Senhora do Socorro, que se aproxima. 
 Comemorado todos os anos durante o mês de Setembro, dia 8, a cidade se prepara para mais uma edição do evento que reúne fiéis de todos os cantos, principalmente, das cidades vizinhas Cristinápolis, Itabaianinha, Umbaúba, Rio Real, Tobias Barreto e outras.
 O evento homenageia a Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo  Socorro essa qual segundo a história da cidade e as lendas fora responsável pela localização da cidade.
 Conta a lenda que quando a cidade ainda era aldeia e estava sendo erguida, os índios Kiriris encontraram uma imagem de Nossa Senhora do Socorro e que esta teria aparecido em um gravatá no meio da mata, local onde hoje se  localiza a Igreja Matriz.
     Logo após estes índios teriam entregue a imagem aos padres jesuítas e a levando para onde estava sendo construída a cidade (hoje Povoado Tabuleiro) lá já tendo casas, cemitério e a capela, local onde teria sido colocado a imagem, no entanto, à noite a imagem teria voltado ao local de origem. No dia seguinte a imagem era transportada novamente para onde a cidade estava sendo levantada, no entanto, a imagem da santa, inexplicavelmente, tornava a volta para a mata. Por várias vezes a imagem era trazida, no entanto, voltava. Até que os padres decidiram construir uma igreja e lá colocaram a imagem, local onde se encontra até os dias de hoje.
     A igreja de Tomar do Geru data-se de 1688 prova disso é a inscrição na porta de entrada em algarismo romano, MDCLXXXVIII.
Para saber mais sobre a história clique aqui.
NOVIDADE
   Este ano a festa terá uma grande novidade a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), o grupo se apresenta às 19h, do dia 9 de setembro na igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Mais informações clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário