Por: Autimira Menezes
O deputado Gilson Andrade (PTC) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (04), para falar sobre o descaso que está a Segurança Pública em Sergipe, após realizar visita em meados de julho, quando ainda estava de recesso parlamentar. Ele e sua equipe de assessoria estiveram nas delegacias da região sul do Estado localizadas nos municípios de Arauá, Tomar do Geru, Itabaianinha, Cristinápolis, Umbaúba, Pedrinhas, Indiaroba e Santa Luzia do Itanhy.
“Fiz questão de que as visitas fossem num final de semana porque é quando a situação é mais crítica e mais acontecem as tentativas de homicídios, brigas e confusões. Chegando à delegacia de Arauá os policiais nos informaram uma série de problemas, destacando a precariedade na estrutura física, carência de efetivo, a falta de progressão de carreira e de reajuste salarial da classe. Em seguida, fomos à delegacia de Tomar do Geru, onde me deparei com uma situação de total descaso. Não tinham policiais quando chegamos, a única coisa que constatamos foi o almoço pronto pela cozinheira que é funcionária da prefeitura cedida para este fim. Após alguns minutos, chegaram dois policiais em uma viatura Amarok com carroceria descoberta que é inadequada para este fim”, retratou.
O parlamentar também destacou que o próprio Governo do Estado prega a unidade das polícias, mas, na prática, essa situação não existe, pois há medição de forças como pôde constatar ao chegar à delegacia do município de Umbaúba que estava vazia, embora com as lâmpadas acesas e a televisão ligada. “Essa foi a maior surpresa que tive em toda minha vida. Chegando nessa delegacia ao bater no cadeado e com palmas, uma voz surgiu do interior da unidade. Disseram que o doutor saiu para comprar remédio. Tive a constatação de que fui atendido pelo detento”, enfatizou informando que em seguida se dirigiu para o Batalhão da Polícia Militar deste município, que também estava fechado e foi informado por populares que lá trabalham em separado a polícia civil e a militar.
Em Cristinápolis esteve no Centro Integrado de Segurança Pública, onde percebeu a melhor estrutura dentre as demais da região Sul do Estado. Inaugurada em abril de 2014, conta com ótimas instalações, dois policiais e uma viatura Palio Weekend, no entanto, o policial de plantão disse que o delegado comparece duas vezes por semana com o escrivão que o acompanha, pois ele responde também pela delegacia de Tomar do Geru. No município de Pedrinhas outra situação que lhe chamou a atenção foi que lá, uma parte da refeição é fornecida pela prefeitura e a outra por um ex-prefeito. Já o Centro Integrado de Segurança Pública de Santa Luzia do Itanhy, que foi reformado em abril de 2015, não faz boletim de ocorrências, tendo que ser feito em Indiaroba, pois não tem escrivão e o delegado atende em Santa Luzia e Indiaroba. “Em Indiaroba os policias disseram que o delegado só comparece durante a semana, portanto, aos finais de semana os boletins de ocorrência não são realizados e os flagrantes são encaminhados para Estância”, informou concluindo o seu discurso, com a exibição de um vídeo ilustrando toda a situação no quesito segurança pública nas delegacias da região sul que visitou.
Apates
O deputado Capitão Samuel (PSL) parabenizou o deputado Gilson Andrade (PTC) e disse que o quesito segurança em Sergipe só quem não debate ou diz que está boa é quem não vive no Estado. Da mesma forma, a deputada Maria Mendonça (PP) foi solidária ao pronunciamento salientando a necessidade de que o Governo do Estado tome providências para que seja coibido o alto índice de criminalidade. “O cidadão está refém com a sua família. É preciso que o governo apresente uma maneira de que possa mostrar a esses marginais que tem comando, afinal de contas, temos grandes policiais e delegados extremamente preparados”, salientou.
“Me somo ao pronunciamento de Vossa Excelência e o parabenizo pela preocupação em mostrar a situação da segurança pública no Estado de Sergipe ao percorrer as delegacias dos municípios da região sul. Infelizmente o Governo acha que a oposição só quer o mal, mas só queremos o bem e pensamos no melhor para Sergipe”, destacou o correligionário deputado Georgeo Passos.
Aleitamento Materno
No pequeno expediente o deputado Gilson Andrade (PTC) utilizou a tribuna para falar sobre a Semana Mundial do Aleitamento Materno. “Em nosso Estado diversas entidades têm levantado essa bandeira, sobre a importância da amamentação, inclusive, antes do recesso parlamentar esta Casa aprovou o Projeto de Lei nº 31/2015, de minha autoria, determinando que as mães possam amamentar seus filhos em qualquer espaço público ou privado. Hoje há uma tendência de que a amamentação seja exclusiva até os seis meses de vida, mas, de acordo com estudos que apontam os benefícios do aleitamento materno, que a amamentação possa ser estendida até os dois anos de vida”, salientou.
Fonte: FaxAju
Nenhum comentário:
Postar um comentário