quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Duplicação de adutora garante enfrentamento à seca em Itabaianinha, Umbaúba e Tomar do Geru

Solenidade de assinatura de ordem de serviço em Itabaianinha
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) vai pôr fim à dificuldade histórica de acesso às fontes de abastecimento nos municípios de Umbaúba, Itabaianinha e Tomar do Geru com a execução da obra de duplicação do Sistema Integrado de Abastecimento. A ordem de serviço para implantação de uma nova adutora na região foi assinada pelo governador em exercício, Jackson Barreto, nesta quinta-feira, 26. Os investimentos de R$ 69 milhões foram garantidos pelo Governo do Estado, através do PAC Prevenção Seca.
“O problema da seca é que durante a estiagem os efeitos são amenizados com medidas temporárias, ou com caminhão-pipa ou com cesta básica, por exemplo. E o grande diferencial do PAC Seca é que estamos realmente investindo em uma solução. Com o sistema integrado de abastecimento, mesmo diante da falta de chuvas, haverá condições de manter a regularidade do fornecimento de água. Isso é resgate de cidadania e de dignidade!”, defende o diretor-presidente da Deso, Sérgio Ferrari.
O projeto elaborado por meio da Deso prevê a implantação de adutora com 81,03 quilômetros de extensão, com diâmetro de 50 a 500 mm, a partir de um manancial localizado entre as cidades de Santa Luzia do Itanhy e Umbaúba: o rio Guararema. No corpo hídrico, será construída uma barragem para viabilizar a segurança do abastecimento para as sedes municipais e os povoados. O sistema vai contar ainda com 13 reservatórios e 122 quilômetros de redes de distribuição, derivações e tanques alimentadores.
A meta é atender, de forma satisfatória, as demandas atuais e futuras. São 78.214 habitantes beneficiados.E com a estrutura implantada, no prazo de 12 meses, será possível otimizar a oferta de água durante todo o ano. O aumento da produção atinge quem já tem acesso ao serviço e também permite a realização de novas ligações, realizando o sonho de moradores dos povoados onde não há rede de abastecimento de água tratada.
Compromisso
O governador em exercício, Jackson Barreto, denominou como um ato histórico a solenidade de assinatura da ordem de serviço para início das obras da duplicação do Sistema Integrado. “Governar não é só levantar paredes, não é só erguer construções que aparecem aos olhos, há obras que aparecem para o coração, que aparecem para a vida e para consciência. Essa é a obra da consciência, da vida e da realização de um sonho dos moradores de Itabaianinha, Umbaúba e Tomar do Geru”, discursou.
Jackson destacou o compromisso com a cidadania que surge dos 81 quilômetros de obras. “Estamos devolvendo a esperança ao nosso povo, estamos cumprindo com a palavra dada pelo governador Marcelo Deda”, reforçou. Segundo ele, os resultados esperados pela implantação da adutora logo serão percebidos pelos habitantes dos três municípios já que as obras serão executadas por meio de 18 frentes de trabalho da construtora HECA.
Devolvendo esperança
Por mais de duas décadas, os municípios de Umbaúba, Tomar do Geru e Itabaianinha eram afetados por constantes interrupções no fornecimento de água. Muitos moradores tinham que recorrer a carros-pipa ou cisternas devido à capacidade reduzida de produção hídrica. A região onde estão inseridos os três municípios apresenta como característica o reduzido universo de alternativas de fonte de suprimento de água. E no período de estiagem este cenário é agravado.
“Já fiquei oito dias sem água na torneira durante o verão. Hoje a gente tem água, mas ela chega sem muita pressão e muitas vezes preciso ficar acordada na madrugada para encher os reservatórios. É uma situação difícil porque dentro de casa a gente precisa da água para tomar banho, cozinhar, lavar a roupa. Minha esperança é que essa obra acabe com essa realidade. Será um sonho realizado para muitas famílias”, comenta a moradora de Itabaianinha, Isabela Leite.
Com a assinatura de ordem de serviço, as obras de abastecimento de água já começam a ganhar forma para transformar a esperança dos moradores da região Sul em realidade. Assinaram o documento do governador, Jackson Barreto e o diretor-presidente da Deso, Sérgio Ferrari, além dos prefeitos de Itabaianinha, Robson Hora; de Tomar do Geru, Augusto Soares Diniz; e de Umbaúba, José Silveira Guimarães.
“Várias pessoas da cidade de Itabaianinha reclamavam há vários anos. E esta grande obra vai ser iniciada para fazer um bem à vida da população. Trata-se de uma das maiores obras da última década no Sul de Sergipe. São R$ 69 milhões para atender mais de 80 mil pessoas. Este dia fica marcado na história de todos nós, porque água é vida, e ninguém vive sem água. Tenho certeza que com esta obra vamos melhorar a qualidade de vida de nosso povo”, defendeu o prefeito de Itabaianinha, Robson Hora.
A solenidade foi acompanhada pelo diretor de Meio Ambiente e Engenharia da Deso, Carlos Fernandes de Melo Neto, ao lado de técnicos e gerentes da Unidade Operacional Regional Sul da Companhia de Saneamento de Sergipe.
PAC Prevenção Seca
Além da expansão da distribuição de água de Umbaúba, Tomar do Geru e Itabaianinha, os investimentos do PAC Seca contemplam a duplicação de segmentos das adutoras do Alto Sertão e Sertaneja. Um total de 156.696.332,00 foi destinado à execução dos três projetos. Os recursos integram o ciclo de desenvolvimento garantido pelo Governo do Estado, que em sete anos dedicou um bilhão de reais em água e esgoto, consolidando o maior investimento em saneamento básico na história de Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário