sábado, 21 de setembro de 2013

Deputado propõe campus para a região sul de SE

Esta semana o deputado federal Márcio Macêdo (PT) apresentou requerimento ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, sugerindo a instalação e construção de um campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Sergipe. “A Univasf foi criada pelo presidente Lula e cumpre um papel muito fundamental na educação dos filhos do Brasil. A instalação de um campus universitário dessa universidade no Estado de Sergipe, mais precisamente, no território do sertão do Rio Real, é muito importante. Nasci na região, conheço-a muito bem e sei da relevância dessa instituição para alavancar o desenvolvimento nesse território”, afirmou.
O território do sertão do Rio Real localiza-se no sul do Estado de Sergipe. Apresenta características agrestinas e sertanejas, assemelhando-se aos municípios baianos que ficam próximos. Tem como eixo, o Rio Real, e compreende os municípios de Tobias Barreto, Cristinápolis, Tomar do Geru, Poço Verde e Itabaianinha.


“Sugiro a instalação de um campus na região do sertão do Rio Real, porque beneficiará todos os municípios da região e diversos outros municípios que fazem parte do semiárido próximo ao rio. Também é bom lembrar que a Univasf, por ser uma universidade interestadual, atenderá várias cidades dos Estados de Sergipe e Bahia, beneficiando toda a população que mora naquela região. A Univasf tem sede nos Estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. Tem campus em vários Estados do Vale do São Francisco, o que não justifica Sergipe não ser contemplado com um campus da universidade”, frisou Márcio Macêdo na justificativa do requerimento.
O parlamentar ressalta que a região do semiárido nordestino é muito carente, o que só reforça a necessidade da implantação de um campus da Univasf para desenvolver e melhorar a vida das pessoas da região. “Um campus da Univasf é uma luta de parlamentares da Bahia e de Sergipe, que estão juntos nessa causa, para que Sergipe tenha um campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco, inclusive, a deputada estadual Ana Lúcia apresentou na Assembleia do Estado de Sergipe um requerimento solicitando a implantação do campus da instituição no Estado”, encerrou.
Fonte: JornaldaCidade.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário