quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Presidente da Amurces participa de encontro com Ministro


Aconteceu nesta terça-feira (05), em Brasília no Gabinete do Ministro Fernando Bezerra da Integração Nacional audiência agendada pelo Deputado Federal (PSB) Valadares Filho com prefeitos dos territórios agreste central, alto e médio sertão sergipano.
Segundo Toinho de Dorinha, “o Ministério da Integração Nacional é o responsável por coordenar as ações emergenciais de enfrentamento à estiagem,  tem sob o seu comando um Ministro sensível,  comprometido com ações emergenciais e estruturantes para melhorar a convivência do homem do campo com a estiagem e  seus efeitos.
“Nós temos em nossa região dentre os 18 (dezoito) municípios em estado de emergência, os municípios associados (CARIRA, PEDRA MOLE, PINHÃO, TOBIAS BARRETO, TOMAR DO GERU, FREI PAULO E POÇO VERDE), entre outros do semiárido, necessitando de uma atenção maior por parte dos organismos federais. O município de Pinhão além da seca,  sofreu terrivelmente com uma forte ventania que destruí 12 casas e  desabrigou  famílias”.
A seca é mais severa nos municípios que decretaram estado de emergência e tem causado prejuízos enormes ao produtor rural, à agricultura familiar e à economia do Estado. Estima-se que o Estado de Sergipe acumula uma perda de mais de 2,5 mil cabeças  em seu rebanho de caprinos, ovinos, suínos e bovinos.
Segundo Toinho de Dorinha “Nós gestores,  prefeitos dos municípios do agreste central, médio e alto sertão sergipanos precisamos nos mobilizar permanentemente em um fórum com representatividade e a participação de todos, unidos para que as nossas reivindicações tenham mais força e possamos alcançar melhores resultados. Nós os prefeitos sergipanos pedimos pouco, avançamos muito pouco em nossas conquistas, comparados aos prefeitos de outros Estados da Região Nordeste, que passam por circunstâncias semelhantes às nossas. Precisamos nos unir e priorizar essa questão da seca”.
Da assessoria 
Fonte: Faxaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário