sexta-feira, 4 de maio de 2012

Comitê de Combate à Seca visita municípios atingidos pela estiagem


Representantes da Defesa Civil Estadual, da Secretaria Nacional de Defesa Civil e do Exército visitaram na última quinta-feira, 3, as cidades de Tomar do Geru, (...). De acordo com as novas deliberações da presidenta Dilma Rousseff, o Nordeste receberá recursos para ampliar o atendimento às famílias do Sertão. (...) Antunes [ chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Defesa Civil] ressaltou ainda que “outras ações serão desenvolvidas num segundo momento, como a questão das construções de cisternas, beneficiamento da agricultura e da pecuária. Esse comitê que está sendo montado em Sergipe vai trabalhar com essas temáticas e informar os municípios quais medidas estão sendo tomadas”.
(omissis)
O prefeito de Tomar do Geru, Adelmo Alves, solicitou mais caminhões-pipa para sua cidade. “A equipe da Defesa Civil Municipal já está elaborando um novo relatório com a quantidade atualizada das pessoas que estão sofrendo com a seca no município. Assim que ficar pronto, enviaremos para solicitar mais caminhões-pipa para a nossa comunidade”. (grifo nosso)
O agricultor José Barreto Filho, morador do Povoado Curtume em Tobias Barreto, recebeu a vista da comitiva em sua casa e agradeceu o auxílio que recebe do Estado. “Mesmo com toda dificuldade que temos passado, ainda temos que agradecer, primeiro a Deus e segundo a Defesa Civil por nos trazer água. Realmente não estava preparado para uma seca dessa, mas água que chega com a operação-pipa tem nos ajudado a suportar a situação”.
Ação do Exército
(omissis)
“Na próxima quarta-feira, dia 9, uma equipe do Exército irá mapear e georreferenciar as localidades que precisam de água. Mas é importante que os municípios elaborem uma ata com a quantidade de pessoas que deverão ser beneficiadas e encaminhem para o Exército”.
Dados
De acordo com dados do Relatório da Situação de Emergência elaborado pela Defesa Civil Estadual, atualmente a população afetada com a seca em Tomar do Geru corresponde a 1.309 pessoas; em Tobias Barreto, 9.812; e em Poço Verde, 10.545. Ao todo nos 18 municípios, 102.523 pessoas são atendidas pela Defesa Civil Estadual, através de 129 caminhões-pipa. (grifo nosso)
Fonte: Fax Aju online acessado em 04 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário