quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Plano de Gestão de Desastre Natural vai monitorar áreas

(Foto: Arquivo Infonet)
Em maio foi divulgado que 18 municípios estão em emergência 
Sergipe estará presente através da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, no lançamento do Plano Nacional de Gestão de Risco e Respostas a Desastres Naturais que ocorrerá em Brasília na próxima quarta-feira, dia 8 de agosto. O objetivo é expandir o mapeamento de áreas de risco com foco em municípios afetados por inundações, erosões marítimas e fluviais, enxurradas, deslizamentos e seca, para orientar as ações de defesa civil, bem como promover a prevenção de desastres, por meio de instrumentos de planejamento urbano e ambiental, monitoramento da ocupação urbana e implantação de intervenções estruturais.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Erivaldo Mendes, o monitoramento será feito através do Centro Nacional de Gerencimento de Riscos e Desastres (Cenad). “O plano serve para o monitoramento dos recursos do governo federal e de que forma será utilizado. Além disso, o plano serve para melhorar os indicadores quanto aos desastres ocorridos e ver de que forma será feito o monitoramento”, diz o major, ao acrescentar que as cidades sergipanas também serão inseridas no plano.
Em Sergipe foi divulgado no mês de maio que cerca de 18 municípios sergipanos a exemplo de Canindé de São Francisco, Carira, Frei Paulo, Gararu, Graccho Cardoso, Itabi, Monte Alegre, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Pedra Mole, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha, São Miguel do Aleixo, Tobias Barreto e Tomar do Geru, estão em estado de emergência por conta da seca.
No lançamento do plano, a presidente Dilma Roussef deve anunciar o montante a que cada Estado vai ter direito.
Fonte: Infonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário