sábado, 4 de agosto de 2012

Aracaju terá Encontro pela Garantia dos Direitos do Bebê

(Foto: Arquivo Portal Infonet)
Evento acontecerá de 06 a 09 de agosto
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Secretaria de Estado da Inclusão, da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEIDES) promovem o Encontro Estadual pela Garantia dos Direitos da Gestante e do Bebê, de 06 a 09 de agosto, em Aracaju. O evento será sediado no auditório da Secretaria de Estado do Trabalho (SETRAB), localizado na Rua Riachuelo, 726, no bairro São José.
A iniciativa busca sensibilizar, mobilizar e instrumentalizar gestores e técnicos das áreas de Assistência Social, Saúde e Educação, como também profissionais atuantes em órgãos do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), para a promoção dos direitos da gestante e do bebê. Para isso, serão disseminadas informações sobre o pré-natal de qualidade, o parto humanizado e a assistência ao recém-nascido por meio de exposições e debates, material e metodologias para o fortalecimento das políticas públicas de sobrevivência e desenvolvimento integral de mães e filhos.
O Encontro Estadual pela Garantia dos Direitos da Gestante e do Bebê é uma realização da SEIDES e UNICEF, em parceria com o Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) e apoio da Petrobras e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Sergipe (FETASE), tratando-se de uma ação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 e do Sergipe Mais Justo.
O evento vai reunir 100 profissionais da capital sergipana e de 20 municípios: Campo do Brito, Capela, Cumbe, Itabaiana, Itabaianinha, Frei Paulo, Monte Alegre, Nossa Senhora Aparecida, Porto da Folha, Santana de São Francisco, Ribeirópolis e Tobias Barreto; Ilha das Flores, Indiaroba, Pedrinhas, Poço Verde, Riachão do Dantas, Santa Luzia do Itanhi, Telha e Tomar do Geru.
Programação
A programação inclui exposições dialogadas e trabalhos em grupo sobre mecanismos para a garantia dos direitos da gestante e do bebê, tais como: leis; políticas públicas; papel de técnicos e gestores de diferentes níveis de governo; sistemas de informação relacionados à assistência obstétrica e neonatal; cuidados necessários na gravidez, no parto e no pós-parto.
Indicadores sociais
No Brasil, a taxa de mortalidade de crianças menores de 1 ano caiu 60% nas últimas décadas: de 47,1 a cada mil nascidos vivos em 1990 para 19 a cada mil nascidos vivos em 2008. Em Sergipe, a taxa de mortalidade infantil caiu de 40,5 para 20,4 entre 2000 e 2008. Em 2010, apenas 47% das gestantes do Estado fizeram sete ou mais consultas de pré-natal, mínimo necessário estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). E em 2011, cerca de 9 mil crianças menores de 2 anos estavam desnutridas (1,7% do total).
O desmame precoce contribui tanto para a desnutrição quanto para a mortalidade infantil e pode prejudicar o vínculo da mãe com o bebê. Dados de 2011 mostram que pouco mais de 60% das crianças de Sergipe recebiam aleitamento materno exclusivo até os 04 meses e que a cobertura das Equipes de Saúde da Família atingia 81% do Estado. Fatores como gênero, cor da pele, local de moradia, condição pessoal e emergências aumentam a vulnerabilidade de mães e bebês à violação dos seus direitos.
Fonte: Instituto Recriando

Nenhum comentário:

Postar um comentário