sábado, 23 de março de 2013

Bandidos fazem refém e arrombam caixa do Banco do Brasil

Fato ocorreu na manhã deste sábado, 23, em São Domingos
(Foto: Arquivo Portal Infonet)
Mais uma agência bancária é alvo de bandidos no interior do Estado. Dessa vez, cerca de seis bandidos fortemente armados fizeram refém um vigilante e arrombaram um caixa eletrônico do Banco do Brasil.
De acordo com policiais militares que estavam de plantão durante toda a madrugada o crime não foi percebido. Os militares alegam que realizaram ronda até às 3h da madrugada e estava tudo tranquilo. Após esse horário a guarnição foi até o posto policial e logo depois foram informados do ocorrido.
Os policiais contaram que o vigilante estava tomando conta de um prédio da prefeitura que fica a poucos metros do banco. Os bandidos notaram a presença do vigilante e renderam o mesmo até que a ação criminosa fosse feita.
Segundo a polícia, os bandidos usaram um maçarico. A quantia levada e o prejuízo não foram informados.
Tomar do Geru
Na madrugada desta sexta-feira, 22, um caixa eletrônico do Banco do Brasil, localizado no município de Tomar do Geru foi arrombado. De acordo com policiais da delegacia o fato ocorreu por volta das 2h30. A quantia levada não foi informada.
Por Kátia Susanna
FONTE: INFONET

sexta-feira, 22 de março de 2013

Caixa eletrônico do Banco do Brasil é arrombado

PUBLICADA EM 19/04/2013
O arrombamento ocorreu na madrugada desta sexta-feira, 22
(Foto: Arquivo Portal Infonet /Ilustrativa)
Na madrugada desta sexta-feira, 22, um caixa eletrônico do Banco do Brasil, localizado no município de Tomar do Geru foi arrombado. De acordo com policiais da delegacia o fato ocorreu por volta das 2h30. A quantia levada não foi informada.
A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) que confirmou que o Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) se deslocou para o município para investigar o caso.
Nos últimos meses foram várias as ocorrências de agências que são alvo de bandidos em Sergipe. Em fevereiro desse ano o alvo dos bandidos foi a agência do Banco do Estado de Sergipe (Banese) localizada no conjunto Augusto Franco, na capital sergipana.

Por Kátia Susanna
FONTE: INFONET

sexta-feira, 8 de março de 2013

TCE PARTICIPA DE ENCONTRO ENTRE PREFEITOS


TCE participa de encontro entre prefeitos de consórcio público de saneamento básico
Foto: ANS
“Os objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos dependem da gestão organizada dos municípios. Temos acompanhado, junto ao Ministério Público, desde o ano passado, o nascimento do consórcio público de saneamento básico das regiões Sul e Centro Sul do estado. E, observando a determinação da lei 12.305, que institui a política nacional de resíduos sólidos, compreende-se que não há  uma fórmula mágica para erradicar os lixões no ano de 2014, senão  por meio da propositura da  gestão intermunicipal, firmada por meio do consórcio  público compartilhado”. Destacou o sub-procurador do Tribunal  de Contas do Estado, Eduardo Rolemberg Cortês, durante o II Diálogo entre Gestores Municipais do Consórcio Público Intermunicipal de Saneamento Básico Sul e Centro Sul, evento que ocorreu na manhã de hoje, 7, na cidade de Boquim.
Segundo alertou o sub-procurador, a cobrança do TCE e do MP para com os gestores municipais, diante do cumprimento da lei nacional, vai ser pesada, “uma vez que todos os gestores estão conscientes de suas obrigações, e  por estarem sendo  bem assistidos pela  Secretaria de Estado do Meio Ambiente”, apontou Cortês. Enfatizou que o Tribunal de Contas irá organizar um evento sobre a fiscalização dos Tribunais de Conta com interface na Gestão de Resíduos, onde deverão estar presentes os prefeitos de todos os quatro consórcios públicos de saneamento básico do Estado de Sergipe.
De acordo com a superintendente em exercício de Educação Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh),  Vera Cardoso,  que na ocasião do evento representou o secretário  da Semarh, Genival Nunes, o consórcio público Sul e Centro Sul, vem cumprindo com as etapas que apontam o seu fortalecimento desde a sua criação. 
Ao apresentar a realidade atual do consórcio Sul e centro Sul, a qual tem sede administrativa no município de Boquim, Vera Cardoso revelou que “o consórcio  necessita validar junto as câmaras de vereadores o Contrato de Rateio”.
Em dezembro de 2012, os 16 prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Público Intermunicipal de Saneamento Básico do Sul e Centro Sul(CONSCENSUL) bateram o martelo e decidiram que a quota mensal para  rateio das despesas no exercício de 2013, será na ordem de meio por cento retirado do Fundo de Patrimônio Municipal (FPM) e de mais meio por cento do  imposto  sobre  Circulação de Mercadorias e Serviços( ICMS). Todos os procedimentos sobre a importância da Lei de Consórcio Público e do Estatuto vem sendo esclarecido pelo assessor jurídico da Semarh, Breno Bergson.
“Apesar de ser um novo começo para todos nós gestores, diante desse novo cenário da política de gestão do lixo,  entendo que  a gestão compartilhada, via consórcio público, será  a melhor solução para por fim à problemática da disposição final dos resíduos, inclusive, já cadastramos 50 catadores que recolhem material reciclável do único lixão do município”, frisou  Marival Santana,  prefeito de Simão dias, região com densidade populacional de 40 mil habitantes.
De acordo também com Augusto Diniz, prefeito de Tomar do Geru, município menor que Simão Dias, com apenas 13 mil habitantes, a gestão compartilhada dividirá responsabilidades, contemplando a todos os gestores do consórcio
Fazem parte do consórcio público dos territórios Sul e Centro Sul: Arauá, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Lagarto, Pedrinhas, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Santa Lluzia de Inthay, Simão Dias, Tobias Barreto, Tomar de Geru e Umbaúba.
Destes municípios, apenas não compareceram ao encontro entre os gestores do consórcio, os prefeitos dos municípios de Umbaúba, Cristinápolos, Santa Luzia do Inthay e Riachão do Dantas. Os demais 14 prefeitos estiveram presentes e levaram seu corpo técnico administrativo.
Informes
Ao final do encontro, os prefeitos conheceram um pouco sobre a Agenda Ambiental da Administração Pública, cujo objetivo é sensibilizar os gestores públicos para as questões ambientais, estimulando-os a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras. O programa foi explicado pela coordenadora da A3P da Semarh, Noemia Lobão.
Os prefeitos foram motivados a realizar em seus municípios as conferências municipais de Meio Ambiente, que esse ano tem como tema os Resíduos Sólidos. A Conferência Regional do Meio Ambiente: Resíduos Sólidos, do Sul e Centro Sul está prevista para ocorrer no mês de julho,  na cidade de Boquim.
Os demais territórios, Agreste Central, Baixo São Francisco e o da Grande Aracaju,  também receberão as conferências regionais nas cidades em que as sedes administrativas dos consórcios públicos de saneamento básico funcionam.
Ascom TCE

segunda-feira, 4 de março de 2013

Aumenta o número de municípios afetados pela seca em SE

PUBLICADA EM 19/04/2013

Mais quatro cidades terão estado de emergência decretado
Seca castiga o interior há mais de 8 meses (Fotos: Portal infonet)
A Defesa Civil Estadual reconheceu a situação de emergência em mais quatro municípios de Sergipe. Agora são 28 municípios reconhecidamente em dificuldades, devido à seca que atinge todo o Estado. O decreto oficial de situação de emergência dessas cidades deverá ser divulgado na próxima semana. Outros municípios, também em estado de emergência, ainda aguardam o reconhecimento da Defesa Civil.
Os novos municípios sergipanos que terão reconhecidos seus decretos municipais  serão Ribeirópolis, Capela, Aráua e Itabaianinha. A informação é do diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe (Depec), Tenente-Coronel José Erivaldo Mendes. Ele explica que embora os números estejam aumentando, as ações de combate à seca estão sendo também incrementadas concomitantemente. Mendes explica que algumas cidades estão sendo ainda analisadas, mas passarão pelos critérios técnicos para que seja configurado o estado de emergência.
“Algumas cidades ainda estão em análise, mas é possível que o número aumente. Estamos avaliando ainda os critérios técnicos, mas tenho já a ideia de que irá se configurar estado de emergência, devido à falta das chuvas. Nós temos o apoio do Governo Federal, que nos auxilia levando água para o consumo humano e do Governo do Estado, que fez um acréscimo de 40% desse volume da necessidade de atendimento dessa população”, explica.
Coronel Mendes "nós vamos dobrar esse atendimento com novas ações"
Segundo Mendes, o Governo do estado aumentou em 60% o atendimento à população atingida pela seca. “Agora nós vamos dobrar esse atendimento, com o apoio do Exército Brasileiro, para atender melhor essa população inclusive aos animais. Desde 2011, o governo entrou com a ação do carro pipa. Tivemos também o apoio da distribuição de cestas para as famílias mais vulneráveis. O aumento dessas ações trará ainda mais benefícios para essa população que passa por esse momento de dificuldade”, disse o Coronel.
Emergência
Vinte e quatro cidades tiveram o estado de emergência decretado oficialmente. São elas: Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha, Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória, Canindé de São Francisco, Gararu, Itabi, Nossa Senhora Aparecida, Pedra Mole, Graccho Cardoso, São Miguel do Aleixo, Carira, Pinhão, Monte Alegre, Tomar do Geru, Nossa Senhora de Lourdes, Frei Paulo, Macambira, Feira Nova, Riachão do Dantas, Nossa Senhora das Dores, Lagarto e Simão Dias.
Juntos, os municípios somam uma população de 442.719 habitantes que agora poderão contar com os programas do Governo de assistência às comunidades que perderam suas lavouras com a seca. Para discutir a situação Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) realizam nesta quarta-feira, 3, na Câmara de Vereadores de Nossa Senhora da Glória, uma reunião com gestores de 37 municípios que serão beneficiados com programas de mecanização agrícola, distribuição de sementes e limpeza de pequenas barragens e aguadas.
Jackson Barreto garantiu novas ações no combate a seca
O evento, segundo informou o governador do estado em exercício, Jackson Barreto, faz parte das ações de combate à seca. “O Governo assumiu o compromisso de entre abril e maio comprar milho nos estados do sul do país. A iniciativa tem como objetivo tentar sanar as dificuldades que estamos passando. Estamos aqui discutindo também com o Governo Federal como recompor a economia, o nosso rebanho e a questão da compra de alimento do rebanho”, disse o governador.
Por Eliene Andrade
 FONTE: INFONET

Incra celebra novas parcerias e facilita acesso

PUBLICADA EM 19/04/2013
Assinaturas de Acordos de Cooperação Técnica
(Foto: Arquivo Portal Infonet)
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) consolidou desde a última semana novas parcerias que irão facilitar o acesso aos serviços prestados pela autarquia no interior de Sergipe.
Com as assinaturas de Acordos de Cooperação Técnica, concretizadas entre a última semana de março e o dia 02 de abril (terça-feira), a superintendência sergipana do Instituto garantiu a abertura de três novas Unidades Municipais de Cadastro (UMCs) no estado.
As novas UMCs, que deverão entrar em funcionamento logo no início de maio, serão instaladas em espaços cedidos pelas prefeituras municipais nas cidades de Tomar do Geru, Simão Dias e Pirambu. “Celebrar parcerias como essas, com as prefeituras, significa garantir novos avanços na estratégia do Incra de expandir o acesso aos seus serviços, tornando-se uma autarquia ainda mais presente e mais próxima do seu público”, analisou Leonardo Góes, superintendente regional do Incra/SE.
Monitoradas pelo Incra, as novas UMCs, que começam a ser implantadas nas próximas semanas, responderão por serviços de atualização e emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), para propriedades localizadas nos próprios municípios e também em cidades vizinhas.
Novas Parcerias
De acordo com a chefe da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra/SE, Tânia Aciole Bomfim, o trabalho de articulação da autarquia junto às prefeituras municipais seguirá sendo intensificado e novas parcerias deverão ser celebradas para a ampliação do número de UMCs no estado. “Nos próximos dias, selaremos mais um acordo para implantar uma UMC em Neópolis e essa busca por novas parcerias com as prefeituras irá continuar, porque nosso objetivo é facilitar cada vez mais o acesso do público aos serviços de cadastro”, afirmou Tânia.
Para acelerar a implantação das novas UMCs, o Incra promoverá na próxima semana (entre os dias 08 e 12 de abril), em Simão Dias, uma oficina de capacitação destinada aos colaboradores que irão atuar nos serviços de cadastro. Participarão da semana de treinamento representantes dos municípios de Simão Dias, Carira, Riachão do Dantas, Lagarto, Paripiranga (BA), Adustina (BA) e Santa Brígida (BA).
Ao todo, a superintendência sergipana do Incra implantou 42 UMCs em todo o estado e em uma área composta por 16 municípios baianos que fazem divisa com Sergipe. Somente este ano, 10 parcerias para a abertura de novas unidades já foram celebradas.
Fonte: Ascom Incra

Micro-ônibus paralisados prejudicam cerca de 40 mil sergipanos


PUBLICADA EM 19/04/2013
03/04/2013 12h37 - Atualizado em 03/04/2013 12h48 
Micro-ônibus paralisados prejudicam cerca de 40 mil sergipanos

Membros de cooperativa de transporte pedem reajuste de 31,6% na tarifa.
Cerca de 250 veículos ficaram estacionados no acostamento da BR 235.

Marina Fontenele Do G1 SE

Cerca de 40 mil sergipanos foram prejudicados com a pasalisação da frota (Foto: Marina Fontenele/G1)
Cerca de 40 mil sergipanos foram prejudicados com a pasalisação da frota (Foto: Marina Fontenele/G1) Cerca de 250 micro-ônibus da Cooperativa de Transporte Alternativo de Passageiros do Estado de Sergipe (Coopertalse) deixaram de atender aproximadamente 40 mil passageiros nesta quarta-feira (3). Entre os motivos da paralisação das viagens que atendem aos 75 municípios sergipanos estão o reforço na fiscalização de veículos irregulares e autorização para o reajuste de 31,6% no valor das passagens. Os veículos ficaram estacionados às margens da BR 235 e depois seguiram em carreata até o Palácio dos Despachos, localizado na Avenida Adélia Franco, na capital.
saiba mais 
 
“Nosso objetivo é chamar a atenção das autoridades para a gente conversar, porque da forma que está nós não temos condições nenhuma de trabalhar. Entre os nossos problemas, o transporte clandestino que só aumenta e não é fiscalizado. Também precisamos da autorização para um reajuste de tarifa que está defasada desde 2008 e de acordo com a análise de custos deve aumentar 31,6%”, explica José Reinaldo Santos, diretor-geral da Coopertalse.
Micro-ônibus ficaram estacionados na BR 235 (Foto: Marina Fontenele/G1) A psicóloga Maria Aldineide de Andrade mora em Aracaju, mas precisa enfrentar diariamente duas horas e meia de viagem para ir trabalhar em Itabaianinha. Ela paga R$ 11 em cada trecho da viagem, o valor deve subir para R$ 14,30 se houver o reajuste.
Micro-ônibus ficaram estacionados na BR 235 (Foto: Marina Fontenele/G1)
“Cheguei no terminal antes de 8h, percebi a demora e quando questionei o motivo me informaram que estava sem ônibus. Vou esperar mais um pouco para ver se aparece algum, senão vou perder o dia de trabalho”, relata a psicóloga.
Claudiana de Jesus Oliveira iria para Tomar do Geru, mas acabou tendo que adiar a viagem por causa da paralisação dos micro-ônibus.  “O jeito vai ser eu voltar amanhã, o que não dá é para esperar sem ter certeza que eles vão voltar a funcionar hoje”, afirma
FONTE: G1/SE